Um filme dirigido por Murilo Salles com Leandra Leal.
Baseado na obra de Clarah Averbuck.

A gente já falou de como a Viviane Mosé fez a redação final dos textos da Camila no filme, e de como o nome do filme na época da filmagem era Uma História Real e só depois passou pra Nome Próprio. Essa mudança foi difícil de fazer e o Murilo passou um tempão caçando o nome novo, tanto tempo que a Deise, mulher dele, acabou sugerindo "pô, você tá aí procurando um nome próprio pro filme, porque não usa essa questão como título?". Outras sugestões foram vindo, reforçando esse conceito, até que o nome pegou.

Mas como as idéias circulam feito loucas, descobrimos no livro da Viviane Mosé Pensamento Chão dois poemas tratando da questão do nome e da identidade, e o bacana é que o livro é de 2000!

Olha só:

seu nome eu pronuncio. seu nome é o que agora me nomeia.
agora seu rosto. seus olhos. seu corpo com minhas mãos eu
passeio. seu contorno eu configuro com a língua. (que é onde o
gosto das coisas se deita) na ponta da língua eu te trago eu te
sorvo e te deleito

e ainda:

(uma criança sozinha chora agarrada ao travesseiro.
baixinho. uma criança sozinha não sabe
porque todo mundo foi embora e ela ficou ali.
ela já não quer nada que não seja mãe.
criança quer mãe eu quero mãos que me dêem nome.
procuro o nome próprio. ando à procura de meu nome
próprio

5 comentários:

Anônimo disse...

Hoje na folha ilustrada da FOLHA DE SP saiu como de habitual a critica de algum filme q vai passar na TV e antes de falar de dois filmes BR q irão passar hoje eles fizeram uma introducao e comentaram sobre o filme:
"Ainda que a atuacao de um ator de cinema tenha de estar mais na relacao entre ele e a camera do que na qualidade e no naturalismo da performance, há projetos que pedem algo mais próximo do "real".
Para isso, há aqui no Brasil, método de preparacao que rendem diamantes, como Leandra Leal em 'Nome Próprio'(em cartaz no Rio e SP)."

;)

Anônimo disse...

ótimo ótimo
ótimo

nome próprio
filme nosso

Anônimo disse...

Isso mesmo, um filme de todo mundo que se interessa que tem algo para dizer!

Claudio disse...

Vi o filme, me apaixonei por Camila. Leandra, não é preciso dizer mas digo, é excelente atriz. Argumento verossímil, narativa angustiante porém muito bem marcada e com timing perfeito.

Anônimo disse...

Olá Pessoal, essa é para quem é fã da filósofa Viviane Mosé:

A nossa ilustríssima Filósofa, Viviane Mosé, pede pra informar que, a partir do dia 15 de outubro, quarta feira Hoje, estará no ar, na TV Futura, a série "Ser ou não ser/Educação", originalmente feita pro Fantástico.

Convida então a todos para assistir, todas as quartas, 22:30, com reprise aos domingos as 19:30. Serão sete quartas-feiras, começando hoje, dia 15.

site www.vivianemose.com.br
blog www.vivianemose.blog.spot.com.br

Não Percam!

Músicas de Camila