Um filme dirigido por Murilo Salles com Leandra Leal.
Baseado na obra de Clarah Averbuck.

Pra quem não sabe, Viviane Mosé é a responsável pela redação e edição final dos textos escritos e ditos em off pela Camila no filme. Nem tudo que está lá foi escrito por ela, mas tudo passou pelas suas mãos, e é muito dela o tom lírico dessa voz feminina de Nome Próprio. E lendo um poema como "Outra carta", do livro já esgotado Toda Palavra, a gente entende o porquê desse convite.

Outra carta
(Viviane Mosé)

"Eu não sei se por esse vento frio entrando pela janela
ou quem sabe por esse vento frio entrando pela janela
ou mesmo por esse aconchego de meias de lãs e esse vento frio
entrando pela janela
ou por qualquer que seja o que for
[eu quero te dizer tantas coisas:
Todos os passos que dei um a um
[e todas as coisas que passaram
e tudo que foi se misturando ao que eu era.
Pra você ir sabendo o que sou
[posso cantar cada música que ouvi
e cada livro e cada bula de remédio e cada rosto
e cada tostão emprestado cada choro.
Os avisos e as ruas
[os andaimes as manchetes os incêndios os sinais.
Todas as manhãs. Todos os dias santos.
Tudo que me atravessou eu quero te mostrar
o corpo que ganhei esses anos os fios e as falhas
a voz e o avesso e o tempero e a calma.
Quero te contar o silêncio alcançado a custa de guerras
e as terras que plantei e os temporais. Os temporais.
E os nós na garganta.
É maio e eu morro de vergonha de falar de amor.
Mas esse vinho quem sabe veio aos verbos mostrar
que preciso de sua boca e seu cabelo e seu cheiro e sua mão:
eu não sou só verso
sou um corpo em lençóis de pele a te vestir como luva.
Meu corpo a te vestir
como luva.
Embriagada de vento e vinho penso na morte
e em seu pau duro".


Viviane Mosé é filósofa, professora, poeta de livros lindos, dizedora dos seus versos em palcos diversos, mãe do Davi, e responsável pela loucura maravilhosa de apresentar um quadro sobre filosofia no Fantástico. Como sempre acontece, uma função contamina a outra, a ação contagia o pensamento e bate-e-volta, e vice-versa, e o resultado é que tudo que a Viviane faz tem poesia dentro, e a poesia dela é cheia de filosofia.

12 comentários:

Anônimo disse...

Eu quero muito ir como é que faço pra ir não to conseguindo encontrar o endereço de onde vai ser!!!

Anônimo disse...

Apesar do segundo trailer ser de alta qualidade técnica, o primeiro está melhor pela criatividade e harmonia som/imagem. Com certeza estarei no cinema.

Parabéns Phillipe e Leonardo!!!

Cláudio Vieira

Luiza Rudge Zanoni disse...

há tantas cartas por aí...
tantas que nunca nem chegaram...
VS.

Anônimo disse...

amei o blog, já está nos favoritos ;)
e estou ansiosíssima pela estréia do filme! :*

Anônimo disse...

Rodrigo luques

Laudemi Veloso Maciel

Anônimo disse...

Rodrigo Luques

Adriano de Sousa

Nome Próprio disse...

Obrigado Joyciee. Depois de assistir ao filme, volte aqui no Blog e diga o que vc achou.

Nome Próprio disse...

Violet, se vc tiver alguma destas cartas solitárias, perdidas nesse mundo de textos anônimos, mande para nós. Aqui nós vamos alimentá-la, cuidá-la e, é claro, incorporá-la!

Luiza Rudge Zanoni disse...

Eu tenho. Vou montar um esquema sigiloso para vcs roubarem a minha carta. Beijos, VS.

Nome Próprio disse...

Sigiloso? Hummmm ...

Que pena, já estava com as dinamites nas mãos e com o carro da fuga a postos!

Van. disse...

tem mesmo poesia no falar de viviane mosé...sempre achei que aquele quadro do fantástico deveria ser um programa de no mínimo uma hora...

Anônimo disse...

É mesmo muito bom falar de Viviane Mosé e essa vai para quem é fã dela, segue:

A nossa ilustríssima Filósofa, Viviane Mosé, pede pra informar que, a partir do dia 15 de outubro, quarta feira Hoje, estará no ar, na TV Futura, a série "Ser ou não ser/Educação", originalmente feita pro Fantástico.

Convida então a todos para assistir, todas as quartas, 22:30, com reprise aos domingos as 19:30. Serão sete quartas-feiras, começando hoje, dia 15.


Não percam!!!

Site www.vivianemose.com.br
Blog www.vivianemose.blogspot.com

Músicas de Camila