Um filme dirigido por Murilo Salles com Leandra Leal.
Baseado na obra de Clarah Averbuck.

Há uns dez dias atrás disponibilizamos a primeiríssima versão do roteiro do filme, escrita pela Elena Soarez, e adoramos a polêmica que ele rendeu! Teve gente achando esse roteiro muito melhor que o filme, teve comparações entre o roteiro, o filme e a obra da Clarah, teve gente argumentando que "Nome Próprio" é inspirado nos textos da Clarah e não uma adaptação, enfim, a coisa rendeu!

Rendeu tanto que resolvemos disponibilizar agora a última versão do roteiro, a nona, escrita pelo Murilo. Essa foi a que foi filmada mesmo, pra que vocês possam comparar agora o que existia no papel e o que ficou no filme. É super interessante ver como as palavras viraram imagem, e no caso desse filme, como elas continuaram palavras mesmo - só que escritas na tela.

Clique no link a seguir par abaixar o roteiro: 9º Tratamento: roteiro filmado

6 comentários:

Jimmy disse...

Uma pena, decepção. Li muita coisa da Clarah, e considero "Maquina de Pinball" um livro bárbaro. É inteligente, rápido, anti-clichê e tem humor. Esperava um filme assim.Assim que vi o trailer de "Nome próprio" achei esquisito. Quem era aquele Felipe? Que baboseira era aquela do garoto que colocou a foto da Camila e outra garota na internet? Que Camila barraqueira e que só dizia "merda" era aquela? Não consegui reconhecer a obra original na adaptação. Desculpe-me Murilo Salles. Desculpem-me roteiristas. Não consigo entender por que há pessoas que pegam uma obra incrível a transformam num filme chato, sem ritmo, sem alma.
O 1º tratamento, que foi disponibilizado aqui, tinha a alma do livro. Tinha trechos que conseguiamos reconhecer, embora fossem diferentes do livro em si. Tinha personagens sobre o qual tinhamos lido no livro e que esperávamos ver (como o Homem Glam).
Infelizmente não é isso que estará nas telas. Perdi muita da minha vontade de ver o filme após ler este último roteiro. Uma pena.

Cíntia disse...

Ei, dá pra disponibilizar novamente o roteiro? o link tá dando erro. se sim, meu e-mail é cylovesdean@hotmail.com
Queria muito ver o filme, mas, como ainda não consegui, adoraria ler o roteiro final! abraços,
Cíntia Lira

MaRi_aNa disse...

Desistiram de disponibilizá-lo?

Keuner disse...

Abandonaram o site? Seria bacana manter o roteiro disponível...

Qloquis,morena! disse...

Pessoal, gostaria de ter acesso ao último roteiro. Estou desenvolvendo um trabalho acadêmico cujo corpus é o filme. Seria possível?

Grata.

Emily Yamada disse...

Oi! Alguem conseguiu a versão filmada do roteiro? Estou fazendo um estudo e precisaria do roteiro filmado. Se alguém tiver ou souber onde tem disponivel por favor me avisem! Emily Yamada no face, orkut ou twitter. Beijos, tks,

Músicas de Camila