Um filme dirigido por Murilo Salles com Leandra Leal.
Baseado na obra de Clarah Averbuck.

Elena Soarez - Roteirista
Meu Nome Próprio é Elena Soarez e, no momento, tenho 43 anos, um marido, um filho e uma filha. Comecei a escrever para cinema em 95. Antes tinha me formado em Economia mas não era economista. E tinha feito um mestrado em Antropologia sem virar antropóloga. Já estava, portanto, muito nervosa.
Escrevi 3 filmes com o Andrucha, um com o Cláudio Torres, um com a Helena Solberg, outro para a O2 de São Paulo e o "Nome Próprio" com o Murilo Salles. Atualmente escrevo a segunda temporada de uma série na HBO com o Cao Hamburguer.
Dentre as coisas boas do meu ofício estão os encontros. Quando eu sento para escrever para alguém, eu sei que em alguns meses estarei, em caráter irrevogável, misturada à essa pessoa. Em "Nome Próprio" foi um prazer e uma diversão muito grande misturar-me ao Murilo, à Clarah Averbuck, à Maria Hadock Lobo, à Melanie Dimantas e mais tarde à divina Leandra Leal.



Melanie Dimantas - Roteirista
Hoje eu ouvi que um coração aberto ilumina a noite. Era um fado. Cada um carrega o seu. Eu, o meu. Camila, o dela. E você, o seu. Enredos possíveis para vidas diversas mas, ao fim do percurso, o que queremos mesmo deles é que nos levem para "casa". Fazer um filme, é isso. Deixar os corações abertos clarearem os caminhos que nos conduzem para uma mesma casa. "Nome próprio" é uma delas. Nossa casa própria.


Viviane Mosé - Redação e edição final dos textos escritos sobre a tela e narrados em off
Nasci em Vitória, com a cabeça cheia de palavras, tantas que foram escorrendo pelo canto esquerdo da boca e pelas bordas das mãos. hoje vendo, alugo, empresto letras, mas também vozes. estudei psicologia, psicanálise, filosofia. falo meus poemas no palco, argumentos elaboro em aulas e paletras. escrevi alguns livros. mas gosto mesmo de ficar sem fazer fazer nada, contemplando paredes brancas. escrevo para ver se me esvazio.





Fernanda Riscali – Diretora de Fotografia
Nasci em São Paulo em 22 de Novembro de 1969, com sol em sagitário, lua em touro e venus em escorpião. Vinda de uma família de médicos e ovelha-negra como sempre fui, resolvi contrariar todas as expectativas familiares e me direcionar para o cinema.
A paixão pela fotografia surgiu no primeiro ano da faculdade e nunca mais me deixou. Depois de trabalhar 10 anos como Assistente de Câmera, finalmente rodei meu primeiro longa como fotógrafa: Nome Próprio. Acumulei alguns outros no currículo e agora estou na Noruega, apaixonada por essa luz tangencial , pelas imagens que tenho conseguido captar diariamente e pelos Vikings que surgem pelo meu caminho. Afinal, ninguém é de ferro e a vida não é só trabalho... Camila que não me deixa mentir!
E para fazer luz, para criar imagens, é preciso acima de tudo viver, acumular experiências. Por isso sigo rodando el mundo com amor em mi corazon. sem nenhuma tatuagem, apenas cicatrizes... E a mala sempre pronta, com o fotômetro dentro, é claro, aguardando a próxima aventura!

Marcela Lordy - Diretora assistente
Com quinze anos fui para o Peru com uma amiga. No aeroporto meu pai tirou sua máquina fotográfica do peito e ensinou rapidamente todos dispositivos mecânicos. Era uma câmera profissional, uma responsabilidade, e a primeira vez que saía do país. Voltei com imagens surpreendentemente belas e uma paixão que nunca mais me abandonou. Fui estudar fotografia e depois cinema. O cinema uniu tudo o que minha personalidade precisava: Movimento. Trabalhei, e ainda trabalho, como assistente de direção em publicidade e cinema. A publicidade trouxe conhecimento técnico, destreza no set, novos amigos. O cinema, a profundidade e a complexidade de tentar encontrar equivalentes objetivos para as sensações subjetivas, e o olhar para as contradições da nossa existência. Acho encantador olhar para o momento mais importante da vida de alguém. Cada vez mais desenvolvo projetos pessoais para cinema e tenho vontade de contar minhas próprias histórias.


Pedro Paulo de Souza - Diretor de Arte
Nome Próprio: SOUZA, pedro paulo basílio de Souza.
Nasci muito branco, sol me incomoda.
To ótimo, ficando cada vez melhor,
Aceito doações.
Devolvo se não gostar, pois deve servir para alguém.
Fiz a arte do filme e um pouquinho mais.
Gosto mesmo é de falar das coisas que observo.
Gosto de fazer curau, mas tenho andado sem tempo pra isso.

Veja o link do teaser que Pedro Paulo criou para o "Nome Próprio" a partir das fotos e referências que ele usou para contruir Camila.
http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=35629071

Sacha Amback – Música Original
Músico, carioca, nasci em 62 e me lembro perfeitamente da copa de 70, já das outras...
Morei 17 anos em São Paulo, estudei música na USP, voltei para o Rio em 90. Fui largando o piano e me apaixonando mais ainda por botões e sons estranhos. Passei um tempo tocando com um monte de gente, gravando discos e fazendo shows. Mas descobri que só queria compor trilhas. Comecei com a dança, sou parceiro do João Saldanha desde 96.
No cinema comecei com a Lucia Murat em Doces Poderes, depois Madame Satã, Ônibus 174.
O Murilo é um capítulo à parte. Eu era e ainda sou parceiro da Daisy, sua mulher, em video-instalações. Ele me abduziu. Pena que a essa altura o filme já estava praticamente finalizado. Compositor sempre chega quando o melhor da festa já acabou (as filmagens). Acho que aprendi muito sobre "intensidades" com ele. E também sobre um monte de coisas que não têm nada a ver com cinema. E ainda estou devendo um bacalhau a brás.


Mariana Pamplona Iavelberg - Figurinista
Sou paulista, tenho 36 anos , me formei em Filosofia pela USP. Desde adolescente sou doida por cinema, do tipo que assiste seis filmes no mesmo dia, compulsivamente!
Trabalho como roteirista e figurinista e amo as duas funções igualmente. Fazer o figurino deste longa foi um aprendizado incrível. Foi um desafio ajudar a pensar e construir a personagem através de suas roupas e acessórios, que não deveriam ser “montados demais” e exageradamente desenhados. A gente pensou em seguir uma linha mais naturalista, que estivesse de acordo tanto com o gosto estético, quanto com o poder aquisitivo da Camila. O papel do figurino deveria ser o de ajudar a contar um história sem roubar demais a atenção do expectador . Aliás, nos seus melhores momentos, Camila quase sempre está muito a vontade.


Frederico Foroni – Preparação de Elenco

Gosto de sentir o ar, subir montanha e entrar em cachoeira. Na infância
levei muito tombo de bicicleta, rolemã, skate e jogando na rua. Conheci o
teatro e larguei todo o resto. Hoje, ofereço aulas para atores, dirijo
peça, vídeo, gosto de editar; os brinquedos mudaram e a cabeça cresceu, rs.
Buscando conhecer essências e aprender com o outro, encontrei "Nome
Próprio". Trabalhava no estúdio da Fátima Toledo e seria meu primeiro longa
sozinho. Meu irmão Kleider veio junto. A intensidade dos atores e o afeto
alto astral do Murilo tornaram a experiência inesquecível e transformadora.
O que mais gosto como Preparador de Elenco é o inefável. Aquilo que
acontece de improviso, no estado de presença, no ar que sai dos pulmões.
O corpo com poros. A gente toda, vivendo junta, Uma História Real.

Fred Foroni.



Rodrigo Lima – Design gráfico:
Cabelos castanhos, cacheados; 1,80 de puro design. com aquela pancinha de quem passou boa parte da vida no photoshop e no after effects. tenho tudo para fazer sua fantasia virar programação visual.
www.pave.art.br









Inez Torres – Design gráfico

Designer formada a 10 anos, a 3 encontrei a satisfação profissional no videografismo. hoje sou feliz ingrediente da receita da pavê.
essa vida é doce, mas não é bolinho...
www.pave.art.br

Nenhum comentário:

Músicas de Camila